Noruega, o Universo e nosso Umbigo


NORUEGA, O UNIVERSO E O NOSSO UMBIGO






Existem aqueles que acreditam que o fim, qualquer que seja ele, justifica os meios. E que através da violência, podem impor a outros seus valores, convicções e crenças. Crenças estas que não traduzem, em sua grande maioria, o pensamento de quem supostamente imaginam que representem, através de seus atos ameaçadores, onipotentes e descontrolados.

O fanatismo castra a tolerância, a diversidade, a democracia, a liberdade. E nos impõe a incredulidade, a dor, a raiva, o não saber o que fazer.

O fanatismo faz parte da natureza humana desde que o mundo é mundo. Mas por que é tão difícil abrir outro caminho? Por que a força do fanatismo consegue se impor à força também imensa e consistente de consciências vibrantes, estruturadas, vitais e plurais?

Situações como esta se repetem cada vez mais. Cada uma com uma roupagem diferente, mas todas tem como coluna dorsal, o fanatismo enlouquecido e tudo o que ele arrasta por onde passa.

Se nos deixarmos levar pela desesperança, nenhuma semente do que acreditamos, vingará. E com que direito podemos insinuar aos nossos filhos e aos pequeninos que estão chegando, que a falta de dignidade é vencedora, que fomos massacrados e aniquilados interiormente por esta violência, e que nada mais há a fazer a não ser aceitar a seqüência de repetitivas derrotas em situações como esta?

Precisamos espalhar sementes de esperança, incansavelmente. Precisamos estimular esta discussão nas escolas, em casa, nas nossas relações amorosas. Precisamos relembrar a nós mesmos, que a violência é construída através de pequenos gestos cotidianos, que passam praticamente despercebidos. Precisamos despertar e desenvolver a crítica e a atenção.

Precisamos gerar condições que nos permitam a ampliação desta consciência em grande escala.

Como? Não sei. Mas não perco a esperança em descobrir e acreditar do fundo da minha alma que o mundo possa se tornar um lugar melhor para se viver.

Este post foi escrito dia 24 de julho de 2011
Dia do massacre em Oslo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para postar sua opinão, ela é muito bem vinda!
Comentários ofensivos serão removidos.