ANO NOVO JUDAICO

 


 


 

Guiados pelo calendário lunar,  judeus de todo mundo comemoram o início do ano 5784.

 Apesar de ser uma das duas festas mais importantes da cultura judaica, o momento sempre é de interiorização, reflexão sobre o ano que se encerra, o que aconteceu, o que deixou de acontecer, quais foram as atitudes corretas, quais os equívocos. Na verdade, um grande balanço do próprio estar no mundo e sobre o que deseja projetar e  agir no ano que se inicia.

 

Rosh Hashaná,  a “Cabeça do Ano” tem início ao pôr do Sol do primeiro dia em que acontece a primeira Lua Nova no mês de setembro. 

Festejamos o início da Criação do Mundo, segundo a crença judaica.

Judeus do mundo todo são chamados à celebração através do toque do Shofar, instrumento de sopro, feito com o chifre de um carneiro.

Que neste novo ano que se inicia, possamos verdadeiramente estar atentos e receptivos ao novo, ao correto e ao justo. Dispostos a transformações cada vez mais urgentes. Não existe mais ensaio,  nem rascunho, o tempo é agora.  Estejamos atentos à nossa identidade e valores, sem nos confundirmos com a perversidade de alguns, que clamam por tudo aquilo pelo qual fomos historicamente banidos. Que nossa devoção ao conhecimento nos ajude a calar aqueles que não nos representam mas ousam bradar estimulando tudo aquilo que sempre foi aniquilamento.  Independente da religião, existe algo muito mais amplo que é a espiritualidade e nada do que tem acontecido pertence à verdadeira Luz que é a consciência.

O que estamos vivendo enquanto humanidade não é ficção. E seu poder, dispensa detalhes, pois até o mais desatento ou aprisionado no mundo das ilusões, é capaz de considerar a potência do que está sendo mostrado.

Que tudo o que temos vivido nos torne mais conscientes, produtivos, criativos e concentrados. 

Com propósito, respeito, empatia, compaixão, acolhimento, dignidade, humildade, inspiração para que cada um faça sua parte com extrema responsabilidade e aberto ao entendimento. 

Em cada altar dentro de cada um, seja lá o que existe para ser vivido ou perdoado, traz consigo a possibilidade de fazermos diferente. 

Faça esta oportunidade vingar com força e lucidez!

Olhe com alma e comprometimento para o outro e para si e que jamais nos falte esperança e amor.

Shaná Tová minha mãe, filha e neta amadas, minha família DNA e minha família construída, meus amores, ex-amores, meus amigos desde sempre e os que foram chegando, meus ancestrais, minha raiz, minha proteção.

Sinto saudades de muitos e de muita coisa, que ardem pele e coração, mas confio no mistério e nas bençãos.

Que sejamos inscritos no Livro da VIDA com saúde e paz neste 5784.

Amém nós todos, cada qual com sua fé e caminho, existe lugar para todos nesse mistério orquestrado que é o Universo.

Mônica Bergamo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para postar sua opinão, ela é muito bem vinda!
Comentários ofensivos serão removidos.