DIA DO MÉDICO

Um dia, muito lá atrás, conheci um médico, daqueles que não perdeu a humanidade ao exercer sua profissão.
Ele me contou que sempre que um paciente morria, olhava e pensava: " Ele não vai mais ouvir Tom Jobim".
Parece bobagem, eu sei, mas a perda ganhou uma dimensão outra para mim. Seu olhar era completamente verdadeiro ao mencionar isso, doeu mais, mas ganhou mais poesia. Esse tema sempre tão delicado.
Tenho a sorte de conhecer várias pessoas que exercem a Medicina assim.
Continuo dizendo há milênios, mesmo antes de ter trabalhado em hospital, e mesmo antes de ter tantos amigos próximos médicos. Esta formação precisa de revisão. Criaturas jovens, com o poder da vida e da morte nas mãos precisam de uma formação multidisciplinar. Em que possam desenvolver um olhar sobre o Humano mais abrangente. Em sua dimensão não apenas física mas também emocional, psicossocial, filosófica, espiritual.
Muitos, sentem-se deuses quando deveriam se tornar cada vez mais humanos. Some isso à uma personalidade que naturalmente incentiva este micropoder e está feito um dos grandes enganos dos quais padecemos.
Mas, tenho esperança.
Que se reflita sobre a formação, que mude a educação, que a VIDA mostre.
Que possamos nos orgulhar, confiar e não nos envergonharmos de atitudes que são tudo, menos curativas.
Em homenagem ao Dia do Médico e ao Quiron, o Curador Ferido que existe em cada um de nós: “VIVA OS QUE NÃO PERDERAM A SUA HUMANIDADE!”
Obs. -
Para quem não conhece, Quiron é um asteroide, representado pela figura de um centauro, entre a órbita de Saturno e de Urano. Ou seja, entre o passado e o futuro. Ele representa o Curador Ferido, o tema da dor e da cura. Capaz de promover a cura porque sente na carne a própria dor da sua ferida. Nossas feridas psíquicas também estão enredadas aí, com origem na nossa infância e apontando nossa vulnerabilidade. Uma por uma, as feridas deverão ser reconhecidas e acalentadas. Primeiro uma, depois a outra, até que se possa compreender que elas têm a mesma raiz.
Que cada um possa encontrar Quiron, o Curador Ferido, dentro de si.
"O MELHOR REMÉDIO PARA O HOMEM É O HOMEM.
O MAIS ALTO GRAU DE CURA É O AMOR". PARACELSO
@marisbergamoreis #pedroreis @drbevilacqua @mariafregni_ped @faustofigueira @karimehassun @drluanaaraujo @lupaganini @drfernandomacedo @migalon1 @renatosposito77
Por certo esqueci de outros, mas aí não é por falta de amor nem consideração, e sim por HD cerebral com lotação máxima e coração apertado diante de tanta coisa nesse mundo de meus deuses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para postar sua opinão, ela é muito bem vinda!
Comentários ofensivos serão removidos.