A CRIANÇA DE CÂNCER




Seu elemento é a água, pura sensibilidade e imaginação.

Tudo nela é tanto, que a segurança que necessita é elevada à potência mil! 

Principalmente em relação à família, palavra sagrada desde pequenina. É naturalmente apaixonada por ela, seu cais, tradução de quase tudo o que pode precisar no mundo está neste núcleo.

Mas esta é uma necessidade que pode ser tanto libertadora, se pensarmos que pode ter a partir daí a base da segurança que precisa para explorar o mundo, quanto aprisionadora, se pensarmos que esta poderá ser a tal ponto sua referencia, que passe a não existir necessidade para ir além.

Cancerianos precisam de ninhos, de situações, pessoas e objetos conhecidos. Mas precisam aprender a ir além.

Sempre gosto de fazer o convite para que se pense num caranguejo, no bichinho mesmo para entender estes pequenos.

De tão sensíveis que são, desenvolvem uma dura carapaça para poder lidar com um mundo bem mais hostil do que gostariam. Vejam como eles andam de lado. Sua abordagem é indireta, mas quando conseguem chegar bem pertinho, nhac com suas presas.

Tenacidade não lhes falta. Conservam seus sentimentos, suas vivências, suas lembranças como se não houvesse futuro, apenas o passado e o aqui e agora.

É fundamental que a família ofereça a estes seres que são puro sentimento, a possibilidade de experiências de independência!

Sua imaginação é tão grande e seu sentir tão intenso que não lhes custa nada criarem um universo paralelo como mecanismo de defesa, mas que acaba por amedrontá-los, já que sua imaginação não tem limites.

E com exceção das lágrimas, que correm soltas, não é fácil para eles transformarem em palavras o que vai dentro do seu coração. Até porque, frequentemente são inundados por tantos sentimentos que se torna difícil nomear e ter clareza sobre o que  acontece.

Regidos pela Lua, o humor oscila como as correntezas dos mares e dos rios. Capta tudo, mas como a habilidade de traduzir estas sensações custa a chegar, ficam encharcados por estas impressões. 

Assim, desde cedo é importante que os ensinem a nomear o que sentem. É raiva, é medo, é alegria, é insegurança, é felicidade, é vontade de estar mais perto de alguém? Está bravo? Sabe por quê?

A presença da mãe em primeiro lugar, ou de quem faça este papel, e da família em geral, é condição primordial para seu desenvolvimento.  
Precisa de rotina, ou quando não for possível, cercar-se de lugares ou objetos conhecidos quando precisar passar períodos longe de casa. Garantam isso, será melhor para todos, acreditem!
Deve ser estimulada a olhar de frente para suas dificuldades e enfrentá-las. A reconhecer que dentro de si existe esta força que é tão poderosa quanto sua sensibilidade, mas que precisa ser usada ao seu favor!

A água precisa de limites e com as águas cancerianas não é diferente. Portanto, para que não se percam em meio a tanto sentir, precisam de segurança, estímulo, direção, ordem e algumas regras que as organizem.

Seus vínculos são preciosos e precisam ser resguardados, pois são a sua estrutura.

Apesar de terem imenso apreço pelo que é familiar, as novidades o atraem também. Precisa é da garantia de que o que é  importante está a salvo. Isso feito, podem se lançar no mundo.

Como cancerianos gostam de nutrir, podem ser estimulados a lidar com alimentos ou situações que o aproximem de sua natureza. Brincando de comidinha, de casinha, carregando seus bonecos. Cuidando. Do amiguinho, do irmão, do gato, do cachorro. Mas não pode esquecer de que precisa cuidar de si. E que se não fizer isso, não poderá fazer o mesmo pelos outros.

Alimentos que podem ser preparados com segurança em relação à sua idade darão um grande prazer a estes pequenos. Cortar a massa de biscoitos, enrolar o brigadeiro, espremer o suco, separar o feijão!

Estimule-o a participar das atividades em casa, deixe que regue as plantas, que alimente os bichinhos!

Ele se preocupa por tudo e com tudo. Mostrem-lhe que as coisas não precisam ser assim tão graves e que é importante aprender a relaxar, se acalmar e observar se de fato as coisas estão acontecendo como ele imagina.

Ensine-o a respirar, a tirar o peso dos ombros. Ele capta tudo, independente de ter sido dito ou a situação estar clara pois tem um radar naturalmente desenvolvido.

A criança canceriana é à flor da pele. Precisa de confirmações constantes do amor que sentem por ela. Sente-se protegida e segura a partir disso e aí sim poderá lidar com situações desconhecidas.

É doce, é ternura, é recolhida em seu mundinho, se magoa com facilidade e aí seu aparelho digestivo se ressente imediatamente. Precisa de calma e de silencio. Precisa de delicadeza! 

Suas necessidades podem ser um grande aprendizado para nós. Pense nisso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para postar sua opinão, ela é muito bem vinda!
Comentários ofensivos serão removidos.