A MÃE DE CÂNCER






Esta mãe caranguejo, se pudesse, transformaria o mundo num ninho quentinho e o mais aconchegante possível. Ela é porto-seguro, é o lugar para onde seus filhos sem pestanejar correm para se proteger de qualquer situação do mundo concreto ou psíquico.

Por outro lado, a proteção é tanta, que a cria precisa ser guerreira, para não permanecer enredada nesta imensa segurança oferecida, e perder a autonomia e a confiança em experimentar o mundo para além deste universo conhecido e confortável.

Mas, quando esta batalha acontecer e ela se der por vencida ao compreender que eles precisam sim expandir seus horizontes, é aquela que mesmo entre um vale de lágrimas e entre um lamento e outro vai abrir as portas deste micro universo construído com açúcar e muito afeto, munida de imensa compreensão pelas escolhas dos seus filhos. Vai sofrer calada e outras às vezes nem tão calada.

A mãe canceriana, precisa de reconhecimento. Quer vê-la desolada é apontar para seus equívocos, nada mais que humanos, diga-se de passagem. Ela pode pecar sim pelo excesso. Mas sob o ponto de vista do seu coração, era só amor, amor e amor. E para ela não é possível que existam exageros aí que possam fragilizar seus rebentos.

Quem pode ser melhor para seus filhotes? Ninguém mais do que ela, é claro!  E aí se aflige com o mundo para além da soleira do ninho, passa noites em vigília e o restante da sua vida entre orações para que nada lhes aconteça. Sim, todas as mães fazem isso, cada uma à sua maneira. Mas ela é campeã, não duvide.

É a Grande Mãe personificada. E não teme qualquer vexame ou exposição das eternas crianças se o que está em questão é o que ela considera o bem estar deles.
Seu radar é poderoso, constantemente ligado no canal maternidade. E cuida, nutre, intui, providencia. Até o que filhotes nem imaginavam que desejavam ou necessitavam.

Aliás, mesmo que não tenha sido parido por ela, ao passar perto e estando carente de algo que ela possa oferecer, considere-se amparado.

Está procurando por aquela foto antiga? Aquela receita preferida? Ela tem, vai lá. Histórias de família? Conta melhor do que ninguém. Quer decifrar suas raízes? Ela vai atrás da árvore genealógica de vocês e te ajuda com interesse genuíno e prazer.

É duro se desvencilhar deste colo gigante, lunar e de temperatura tão ideal, pois ao mesmo tempo em que esta mãe pode sufocar por tantos cuidados e dificultar a independência dos filhos, não existe lugar melhor para se aconchegar e se recuperar. Do joelho ralado, das dores de amor e das grandes questões que a vida inevitavelmente trará.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para postar sua opinão, ela é muito bem vinda!
Comentários ofensivos serão removidos.