Estava aqui pensando, na companhia de estrelas interiores, nesse esquenta para o Ano Novo Astrológico (20 março).  E veio a ideia de que talvez fosse interessante darmos uma passeada pelos planetas cujos trânsitos são longos e que além de nos afetarem pessoalmente, afetam coletivamente.
Dependendo da área de experiência de seu Mapa (Casa), em que o signo que o planeta está atravessando toca, esta área será mais exigida através dos assuntos pertinentes ao Trânsito do “Planeta x no Signo Y”.
Já falei sobre eles quando entraram nos signos que ocupam, mas vale o recuerdo, pela sua importância.

- SATURNO em Capricórnio
20 de dez. 2017 a 21 de março de 2020.
Em 22 março entra em Aquário e permanece até 01 de julho. E vai retrogradando e ficando direto, até 17 dez. 2020 quando entra definitivamente em Aquário.

Saturno está em casa, pois é o planeta regente de Capricórnio.  
Mal compreendido, temido, mal falado, Saturno tem fama de acabar com as nossas esperanças. Mas será que é mesmo a personificação de tantas coisas consideradas malditas e cruéis?  

Saturno, acreditem, recompensa os esforços realizados. Não quer saber de teorias e filosofias, quer a experiência prática. Saturno, o Senhor do Tempo, o Senhor do Karma, o Senhor da Vida e da Morte, o Pai Cósmico, aquele que não hesita em nos confrontar com os próprios limites e não afrouxa seu punho de aço enquanto não nos esforçamos ao máximo para superar dificuldades de toda ordem. 


Saturno é o dono da foice. O que deixou para trás? O que não investiu com o esforço que era esperado? Em compasso vagaroso, exige muitos ensaios e extrema paciência até que o aprendizado reservado a cada um de nós, através do seu olhar severo, aconteça. Saturno deseja que possamos semear e colher. 


Crescer e amadurecer no mundo concreto e espiritual, nos tornarmos responsáveis a qualquer preço, custe o que custar. Saturno nos convida a identificar nossos impedimentos, refletir profundamente sobre eles e mergulhar no que a experiência nos oferece. Se for ou não doloroso, esta não é uma preocupação deste Pai severo e nem o torna mais suave. Ele está interessado, isso sim, é na lição a ser apreendida. Podemos fazer diferente? É claro que sim, afinal, de que serve o livre arbítrio? Mas nos recusando a sair da nossa zona de conforto, estaremos perdendo uma imensa e libertadora oportunidade de nos confrontarmos com nossos fantasmas particulares, que alimentamos justamente com aquilo que mais tememos: o nosso medo. 


Qual é o seu temor? Em que área da sua vida sente mais necessidade de manter as coisas na rédea curtíssima? Qual a sua maior vulnerabilidade? Saturno é terra firme, mas muitas vezes, ressecada e endurecida. Saturno, precisa do recato, do passo a passo, da segurança, resiste bravamente a ousadias e acima de tudo, ensina. Saturno não admite que não se cumpra o dever, que se fraqueje porque não usamos todos os nossos recursos, exige maturidade e responsabilidade, paciência, disciplina e perseverança, no mínimo. Mas conhecendo-o melhor, você pode olhá-lo com bons olhos. Basta que se lembre de que é ele quem consolida projetos, que aplaude o que é bem feito e durável, apreciador de tudo o que é sólido. Nada é descartável ou fast food para Saturno. Estimula o uso de todos os recursos, recicla até aproveitar tudo o que tem à disposição.  


O tempo, para Saturno, não trabalha contra e sim ao nosso favor, pois é ele quem determina o momento da maturação. Saturno espera competência ao lidar com o mundo material. Não sabe como fazer isso? Aprenda com seus erros, ensaie, refaça, tente mais uma vez com incansável determinação, comprometimento e siga em frente. 


Com organização, responsabilidade, disposição para servir, estruturar, investir, e se tudo for a contento, colher. Nesse meio tempo, exercite a flexibilidade, fique de olho na possibilidade de viver de maneira menos rígida, fique de olho no jogo de cintura.
É uma filha de Saturno quem vos fala. Portanto, considerem! Rs* 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para postar sua opinão, ela é muito bem vinda!
Comentários ofensivos serão removidos.